Home > Curiosidades > Fique ligado! Duas formas fáceis de descobrir se seu nome está sujo

Fique ligado! Duas formas fáceis de descobrir se seu nome está sujo

Precisa de um cartão de crédito e ele sempre dá negado? Verifique aqui como acontece as análises de crédito dos cartões no Brasil

Em geral, todos os cartões no sistema financeiro, desde a empresas de tecnologia financeira (fintechs) até os bancos típicos, fazem a análise de seu perfil. Mas há muita informalidade na maneira como as pessoas veem a SPC e a Serasa, a maior parte delas a compreendem como uma empresa única, mas não é assim,

Há poucos anos, SPC e Serasa eram a mesma empresa, com o mesmo propósito: realizar as ações de monitoramento de crédito. Atualmente, ambos continuam com a mesma finalidade, mas a divisão dos dois levou ao nascimento de uma nova empresa de análise: SCPC, controlada pela Boa Vista.

Estas três companhias trabalham de forma autônoma, mas atuam com as mesmas atividades, que é proporcionar às empresas as respectivas informações sobre a forma de cobrança das contas e ainda manter o registro de quem não as paga.

Compreenda melhor sobre o SPC!

A abreviação SPC para os que nunca tiveram curiosidade, refere-se ao Serviço de Proteção de Crédito, isto é, a empresa faz um levantamento de dados para os comerciantes através do CPF (cadastro de contribuintes) do cliente, e com isto tem sua classificação de consumidor, e assim há uma resposta positiva ou negativa à requisição de seu crédito ou cartão de crédito.

O sistema de proteção ao crédito é o serviço existente desde 1955, de acordo com o site oficial do SPC, criado por iniciativa de empresários do Rio Grande do Sul que intercambiava informações sobre seus usuários, já que na época não havia tecnologia de computadores digitais e CPF de cidadãos.

O SPC está vinculado ao CDL, presente em todas as cidades, tendo os dados dos clientes que devem no comércio ou que querem os serviços de financiamento oferecidos pelo comércio. O SPC faz parte da Confederação Nacional dos Líderes do Varejo, obedecendo sempre às normas do Código de Proteção ao Consumidor.

Atualmente, a análise de seu perfil pelo SPC é bastante simples: Por meio do site oficial do serviço de defesa do crédito – SPC, você poderá fazer seu registro positivo e verificar se há algum ponto pendente em seu nome, além da opção de verificar sua nota de crédito no comércio ou no CDL mais próximo de você.

Um pequeno resumo do Serasa

Muitas vezes misturado com o SPC, o Serasa está presente desde 1861, é a Centralização de Serviços Bancários, quer dizer, apresenta os dados dos usuários à rede bancária, geralmente apreciados por empresas que fazem financiamentos, consórcios de automóveis, imóveis e coisas semelhantes.

Caso você precise aumentar sua pontuação no quadro de consumidores, é recomendável que você registre Serasa positivo e também SPC, se preferir. Um pormenor muito importante é não se esquecer de pagar as faturas até a data de vencimento, isto é muito importante na pontuação de crédito.

Mas afinal como descubro se meu nome está sujo?

Mas talvez você esteja se perguntando como descobrir se está com seu nome incluso em algumas dessas listas? Nesse caso saiba que o SPC e Serasa disponibilizam no sites deles uma aba onde você poderá inserir seu CPF e fazer gratuitamente a verificação, e aí saber se seu nome está incluso em alguma lista.

Para poder analisar o perfil através do Serasa, há duas maneiras: Por meio do site oficial do Serasa Experian ou por meio de seu aplicativo oficial. Simplesmente cadastre-se conforme solicitado pelo site e, quando você concluir o cadastro, você conseguirá verificar seus dados bancários.

Fonte: A Folha Hoje